sexta-feira, 2 de abril de 2010

Um novo complexo cultural

Exposição de artesanato permanente, curso de fotografia, pinacoteca, cine-teatro-auditório, salas de música e dança dentre outros espaços destinados ao fazer artístico, agora estão juntos no Complexo Cultural de Natal – CCN, erguido pelo Governo do Estado no local onde antes funcionava a penitenciária João Chaves. O Complexo Cultural também inclui instalações de novos cursos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, que será responsável pela administração do Centro. A inauguração do novo espaço acontece hoje, a partir das 19h com programação cultural.

Na programação, a Pinacoteca estará exibindo a exposição de projetos multimídia realizada por alunos e professores do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Paralelo a exposição acontecerá apresentações da banda Brazuca Jazz e do Grupo de Chorinho “Ingênuo”, na Praça de Convivência. Haverá também uma programação cultural paralela do Governo do Estado, ainda não divulgada pela assessoria de imprensa.
Segundo Genaro Camboim, diretor do novo espaço cultural, o CCN tem 500 mil metros quadrados e é composto de galeria de exposição (pinacoteca) com 200 metros quadrados; cine-teatro-auditório com capacidade para 300 pessoas; praça de convivência; quatro salas de música (onde funcionarão seis cursos de música para crianças, jovens e adultos); uma sala de dança (que comportará cinco cursos de dança); uma sala de fotografia e vídeo (onde serão ministradas aulas de iniciação à fotografia e vídeo); uma sala de Prática Jurídica (com serviços e atendimentos voltados aos direitos cívicos); um núcleo de inclusão digital; uma sala para oficina de teatro e curso de artesanato. “Nós iremos atender às comunidades circunvizinhas e aos estudantes das redes municipais e estaduais de Educação”, disse Genaro em entrevista ao VIVER.

Quanto ao espaço destinado ao artesanato local, o diretor afirma abarcar a produção local, dos bairros mais próximos como Pajuçara II e conjunto Potengi. “É claro que gostaríamos de dar conta de toda a produção do Estado, mas não será possível”.

O diretor do CCN diz que toda a parte física foi concluída e que aguarda apenas a chegada de alguns itens, como as cadeiras do auditório, e equipamentos multimídia. “Todos estes equipamentos foram comprados, aguardamos apenas a chegada”, disse Genaro Camboim.
O Complexo Cultural faz parte de um complexo, que inclui uma unidade da Uern. Nesta unidade funcionam os cursos de Direito, Turismo, Ciências da Religião e da Computação. Além desses, em 2011 chegarão os cursos de Engenharia Química, e Ambiental e o Curso de Arte e Mídia, que será instalado no próprio Complexo Cultural.
Edital para comércio

De acordo com Genaro Camboim agora em abril será publicado um edital, aberto às empresas como livrarias e agências bancárias, restaurantes, que desejem se instalar na CCN. “As empresas enviarão seus projetos e escolheremos aquelas que têm maior afinidade ideológica com a Universidade”, disse. O resultado da avaliação será comunicado em maio para os inscritos no edital.

O Complexo Cultural inicia na próxima segunda-feira (5 de abril) as matrículas dos alunos interessados nos cursos oferecidos pelo centro. As matrículas serão feitas no CCN, das 8h30 às 17h. A previsão é de que em maio, os cursos já comecem a ser ministrados.
Equipe de Redação

Fonte: www.tribunadonorte.com.br
Foto: Rodrigo Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário