sexta-feira, 9 de abril de 2010

Feiras de Artes e Artesanato na região central enaltecem trabalhos de outras culturas

Na região central da cidade existem sete locais que abrigam feiras de artes e artesanato, onde podem ser encontradas antiguidades, pratos típicos, livros, produtos orientais, artesanato regional e uma série de outras particularidades de diferentes lugares.

Em uma cidade conhecida pelo acervo cultural que oferece a turistas e paulistanos - como bibliotecas, museus e teatros municipais -, e onde é possível encontrar diferentes culturas espalhadas por ruas e avenidas, destaca-se um ambiente que integra comerciantes e apreciadores da arte em um mesmo lugar: as feiras de arte e artesanato. Elas acontecem toda semana na região central e dão a possibilidade ao público de acompanhar de perto os artigos de raridade e a materiais feito a mão.

Ao todo, na área da Subprefeitura da Sé existem sete locais que abrigam feiras de artes e artesanato. Ao passar em cada uma delas é possível notar a particularidade entre cada exposição. Na Praça Dom Orione, no Bixiga, são encontrados revistas de épocas, livros, roupas, vitrolas, lustres, móveis e peças decorativas de antiguidades. Quem estiver interessado, a feira ocorre sempre aos domingos.

Para aqueles que gostam da cultura oriental, a Subprefeitura Sé promove, na Praça da Liberdade, a divulgação de almofadas, luminárias japonesas, bonsais e peças antigas, além da saborosa culinária oriental. A feira funciona aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

No centro velho, na praça Ouvidor Pacheco e Silva, os curiosos podem passar, de quinta a sábado, das 8h às 17h, em busca de peças de artesanato em geral. Ao todo, 36 expositores oferecem produtos como bolsas de crochê, bordados, blusas de lã e outros materiais. Na Praça da República, a especialidade da exposição, que é realizada todos os sábados e domingos, das 9h às 17h, é a cultura nordestina. Quase 700 expositores divulgam o trabalho dos artesãos brasileiros. Brincos, colares e objetos para casa são facilmente encontrados. A feira acontece desde a década de 50 e é conhecida internacionalmente.

Outro ponto de encontro da arte tradicional é na feira do Masp. Há 20 anos, o lugar é base de reunião para os artistas e colecionadores de antiguidades. Os compradores têm a oportunidade de conferir sempre aos domingos, das 10h às 17h, as coleções de artes e adquirir as obras dos expositores: esculturas, quadros, luminárias, candelabros e moedas antigas. Na Avenida Paulista, no Parque Trianon, quase 100 barracas cadastradas tem como atrativo principal enfeites, velas, bijuterias, roupas, sabonetes, incensos e objetos esculpidos em madeira, entre outras curiosidades. O horário de funcionamento das barracas é das 10h às 17h.

Além destas feiras que ocorrem há décadas na região, o Mercado das Artes, na Praça Princesa Isabel, também ganhou espaço nos últimos anos. Desde sua criação, em julho de 2007, a Subprefeitura Sé abriu aproximadamente 80 vagas para expositores no local. Devido à grande procura por materiais de artes como pincéis, molduras, cavaletes e tintas, esse número subiu e hoje atende 130 artesãos.

Serviço

Feiras de Arte e Artesanato da região central

Bixiga
Praça Dom Orione, Bela Vista
Horário: Domingo, das 10h às 18h

Liberdade
Praça da Liberdade, s/nº, Liberdade
Horário: Sábados e domingos, das 9h às 17h

Masp
Avenida Paulista, 1.578, Centro
Horário: Domingos, das 10h às 17h

República
Praça da República, Centro
Horário: Sábados e domingos, das 9h às 17h

Trianon
Avenida Paulista, s/nº (esquina da Rua Peixoto Gomide), Cerqueira César
Horário: Domingos, das 10h às 17h

José Bonifácio
Praça Ouvidor Pacheco e Silva, s/nº, Centro
Horário: Quintas, sextas e sábados, das 8h às 17h

Princesa Isabel
Praça Princesa Isabel, Campos Elíseos
Horário: Domingos, das 9h às 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário